26 Abril 2018 12:53 pm

Oque é CRT no Google Adsense e Dicas para melhorar

CTR da página

A CTR (taxa de cliques) da página equivale ao número de cliques no anúncio dividido pelo número de page views.

CTR da página = cliques / exibições de página

Por exemplo, se você receber dois cliques para 250 exibições de página, a CTR da página será de 0,8%. (2/250 = 0,8%)

 

A formas mais simples de monetizar um blog, é utilizando o programa de afiliados Google AdSense. Para quem esta iniciando, o processo é bem simples, basta ter uma conta no AdSense, gerar um código de anúncio, inseri-lo em seu blog e deixar o resto com o Google.

Caso não tenha uma conta no AdSense, comece conhecendo a política e as regras do programa.

Afinal, é o Google que irá escolher os anúncios que serão exibidos em seu blog, baseando-se no seu conteúdo e nas pesquisas dos visitantes do seu site, dessa forma, toda vez que aquele anúncio dentro do seu site recebe um clique, você recebe uma parte do valor que o anunciante paga para o Google.

Um dos grandes desejos de quem trabalha com o Google AdSense, é sempre aumentar o CPC e o CTR dos anúncios exibidos em seu blog. No caso do CPC, não há muito o que possamos fazer, mas no CTR sim, mas primeiro de tudo, se você entendeu acima certo!! o que é o CTR.

 

Dicas para Melhorar o CTR do AdSense

 

1 – Anúncios de Texto ou Gráfico?

Dentro do Google AdSense é possível escolher o tipo de anúncio que irá aparecer dentro do seu blog, ou seja, escolher entre exibir somente os anúncios de texto, somente os anúncios gráficos/rich media ou exibir ambos.

O Google recomenda e por isso é muito comum utilizarmos sempre os dois tipos de anúncios, tanto o de texto como o de gráfico/rich media e com isso o Google irá intercalar de forma automatizada a exibição dos anúncios dentro do seu blog. Mas isso nem sempre funciona para todos, isso é algo que varia de acordo com o nicho, com o tipo de público e também com o layout do seu blog.

Sendo assim, eu recomendo que faça alguns testes habilitando e desabilitando alguns tipos de anúncios, ou seja, teste exibindo apenas os anúncios de texto, depois faça um teste só com anúncios gráficos/rich media e teste também com os dois tipos de anúncios, depois disso você poderá saber qual tipo de anúncio gera um maior CTR dentro do seu projeto.

Para fazer isso, não é necessário criar outro anúncio, nem remover os que já está usando, basta editar um bloco de anúncio do AdSense e escolher o tipo de anúncio que deseja exibir

2 – Estilo dos anúncios

Ao utilizar os anúncios de texto é possível dar um estilo para os mesmos, mudando o esquema de cores e também a fonte dos anúncios. Essa configuração é algo que passa desapercebido por muitos blogueiros e sem dúvida é algo que pode melhorar e muito a taxa de CTR.

Por isso, eu recomendo que você utilize cores e fontes parecidas com as que são usadas no seu blog, assim os anúncios darão a impressão que fazem parte do seu site, sendo mais agradável aos olhos e gerando mais cliques.

3 – Posição dos anúncios

A posição dos anúncios do AdSense dentro do blog é um fator muito importante e que deve ser testado com muita atenção. Por isso teste a posicionamento dos anúncios em seu blog para ver qual das posições gera mais resultados.

Os anúncios perto do conteúdo do blog são geralmente os que possuem maior CTR, por isso, recomendo posicionar um anúncio no começo dos artigos, de preferência que ele esteja acima da dobra e um outro no fim de cada artigo, testando sempre o alinhamento de cada bloco.

4 – Tamanho dos anúncios

Outro fator que influência muito é o tamanho dos blocos de anúncios, principalmente para os anúncios gráficos/rich media. Por isso é recomendado testar os diversos tamanhos de anúncios em posições diferentes e avaliar os resultados. Eu recomendo fortemente a utilização dos seguintes tamanhos:

  • 336×280
  • 300×250
  • 300×600
  • 728×90
  • 120×600

Esses são os tamanhos de anúncios que mais utilizo e que tem gerado para mim ótimos resultados, mas cabe você testar e avaliar qual o melhor tamanho para seu nicho.

Além disso, com o crescimento do mobile, os anúncios responsivos são praticamente obrigatórios em todo projeto, por isso, também recomendo que teste com os anúncios responsivos.

 

Diferentes tamanhos de anúncios suportados

ObsExiste também tamanho de anúncios regionais, entretanto, eles não serão abordados aqui, porque não estão disponíveis para os editores do Google AdSense do Brasil.

5 – Use Blocos de Links

Não despreze os blocos de links, em alguns nichos eles são verdadeiras minas de ouro, sabendo usá-los da forma correta, eles podem aumentar o CTR do AdSense e por consequência elevar os seus ganhos com esse programa de afiliado.

Mas lembre-se de testá-los em diversas posições e tamanhos, pois nem tudo que funciona para um determinado nicho é garantido funcionar para outro.

6 – Tráfego de Qualidade x Conteúdo de Qualidade

Ganhar dinheiro com o AdSense é realmente possível, mas quem já trabalha com o programa sabe que é necessário possuir um bom tráfego de qualidade e para que isso aconteça é necessário investir em conteúdo de qualidade, técnicas de SEO, um bom engajamento nas redes sociais, pois com certeza o tráfego de qualidade é um ponto muito importante e que interfere diretamente no CTR do AdSense.

 

7- Unidades múltiplas

Tendo mais blocos de anúncios significaria mais visibilidade dos seus banners para os visitantes do seu site. Isso se traduzirá em um aumento de cliques.

i) AdSense para a alimentação

Nem todo mundo lê o conteúdo do seu site por meio de seu site otimizado com ads.

Aqueles textos do seu leitor de RSS também podem ser direcionados para o AdSense.

Como adicionar bloco de anúncios do Google AdSense para alimentar

ii) o AdSense para pesquisa

A maioria dos sites na web hoje são baseados em Content Management System (CMS), é uma coisa em comum entre eles é que eles fornecem função de pesquisa para o conteúdo do site.

Como ganhar com o AdSense para pesquisas

Substituí-lo com o AdSense para pesquisa, com essa alteração você pode ganhar algum dinheiro extra cada vez que um visitante realiza uma pesquisa em seu site.

ACESSE NOSSO CLUBVIP E TENHA SEU BLOG PROFISSIONAL.

 

Espero que as dicas tenham sido úteis, qualquer dúvida deixe seu comentário abaixo.

Verifique Também

Você só precisa de três coisas para se inscrever no Google AdSense

Veja aqui do que você precisa para dar os primeiros passos: Uma Conta do Google …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *