26 Abril 2018 12:43 pm

Como aumentar o tráfego do seu blog em 7 passos!

Não basta ter o melhor BLOG do mundo se não fazer com que eles seja encontrado, que as pessoas possam acessar, compartilhar e fidelizar.

 

1 – Escolha um título que descreva e atraia. O título de seu blog é uma das primeiras coisas que os leitores verão e um dos fatores usados por ferramentas de busca para determinar o assunto do seu blog. O título do blog deve informar rapidamente aos leitores qual é o seu tema. Deve ser fácil de lembrar, não muito longo e não muito parecido com nomes de outros sites.

  • Pense nisso também quando escolher um nome de domínio. Palavras com grafia estranha espantam as pessoas e tornam seu blog mais difícil de ser lembrado.

 

2 – Concentre-se no design. A primeira coisa que as pessoas notam quando visitam seu blog é o seu visual. E apesar do velho ditado de que não se deve julgar um livro pela capa, o mesmo nem sempre é verdade para um blog. Se você quer que as pessoas permaneçam no seu blog, você deve prendê-las com um design atraente; uma vez interessadas na aparência, elas começarão a ler o seu conteúdo.

  • Crie um título/cabeçalho coerente com o tema e conteúdo do seu blog. Um cabeçalho limpo e bem projetado dirá muito aos leitores sobre o seu blog e deve mantê-los navegando por ele.
  • Mantenha a especificação de cores com um máximo de três cores. Cores demais tornam o blog muito pesado e distraem os leitores do conteúdo. Escolha pelo menos uma ou duas cores neutras e uma ou duas cores mais fortes.
  • Crie um pequeno logo ou imagem para representar seu blog, se for o caso. Ter uma ‘marca’ tornará seu blog memorável e ajudará outros a reconhecê-lo quando virem o logo na internet.

 

 

3 – Organize seu conteúdo. Se você tem um ótimo visual e conteúdo, você deve certificar-se de ter uma ótima organização. Se os leitores não conseguem achar facilmente o que estão procurando, a probabilidade de voltarem, ou recomendarem seu blog, será menor. Crie uma barra de navegação no topo da página ou em uma coluna, com links para os artigos mais lidos. Além disse, use um sistema de ‘tags’ ou categorias, pelo qual você associar seus artigos a palavras-chave ou frase que facilitarão a busca dos leitores.

  • Se você souber como, adicione uma barra de busca ao seu blog. Isso permitirá que os leitores façam buscas no conteúdo do blog sem precisar rolar páginas de títulos ou links nos quais não estão interessados.
  • Crie categorias/links amplos para sua barra de navegação, com sub-categorias mais específica para cada link. Isso tornará mais fácil a busca em seu blog.

 

4 – Escolha conteúdo durável. Isto pode ser difícil dependendo do estilo do seu blog, mas se você se concentrar em escrever textos que não seguem a moda, você provavelmente terá mais leitores em longo prazo. Se você está escrevendo sobre um modismo, insira-o em um texto que deve se manter popular por mais do que apenas alguns meses. Desta forma, você pode quase garantir leitores no futuro, especialmente se suas páginas têm muito visitantes no início. Escrever sobre assuntos populares naquele momento pode lhe dar um pico de leitores, mas depois de algumas semanas o número provavelmente vai cair bastante.

  • Textos sobre o que é ‘quente agora’ são certamente apropriados em moderação, mas se você quer ter um tráfego consistente no seu blog, tente reduzi-los a um mínimo.
  • Escrever olhando para o futuro se aplica principalmente a blogs sobre tendências atuais, como moda, beleza, tecnologia e cultura pop.

5 – Publique regularmente. Se você tem excelente conteúdo, mas só publica uma vez por mês, mesmo os seguidores mais leais eventualmente cansarão de esperar por novidades. Tente estabelecer uma programação regular de redação, de forma a publicar novos textos pelo menos uma vez por semana. Lembre-se, quanto mais você publicar maior a chance de atrair leitores.

  • Evite a armadilha de publicar quando você não tem conteúdo de qualidade. Não tem problema esperar um pouco mais entre os artigos se for para escrever algo mais significativo.

 

6 – Use plataformas de mídias sociais para promover seu blog. Possivelmente a forma mais eficiente de atrair leitores fora de seu círculo de amigos e família é promover seu blog nas mídias sociais. Apesar de poder ser difícil gerenciar múltiplas contas, se você conseguir administrar sua presença em alguns sites diferentes, você notará um aumento significativo no número de visitantes. Pense em usar plataformas de mídias sociais tais como:

  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • Reddit
  • LinkedIn
  • Google+
  • Tumblr

7 – SEO: Regras básicas para dominar a primeira página do Google

SEO (Search Engine Optimization) ou Otimização para Mecanismos de Busca é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca.

OBJETIVO

Mais do que conquistar muito tráfego, o objetivo do SEO é o tráfego de qualidade

PALAVRAS-CHAVE (Keywords)

São os termos pelos quais o motor de busca irá pesquisar,

Identificar quais as palavras chave mais pesquisadas no nosso mercado é de fundamental importância.

Ferramentas de Sugestões de Palavras-Chave podem ajudá-lo nessa tarefa.

https://adwords.google.com/select/KeywordToolExternal

O MECANISMO

Os motores de busca possuem mecanismos conhecidos como robôs ou bots que percorrem os sites e armazenam seu conteúdo HTML em um banco de dados.

Quando realizada uma busca por palavra-chave os buscadores percorrem o banco de dados a procura do conteúdo que mais se adeque a busca.

Ordenação

A ordenação é feita analisando os conteúdos e posicionando melhor os que são entendidos como mais relevantes à palavra-chave digitada.

Para atribuir essa relevância os motores de busca se baseiam em alguns fatores.

Entendendo esses fatores é possível otimizar o posicionamento do seu site nas SERPs (Search Engine Result Pages). É nisso que se baseia SEO

FATORES

Os fatores de ordenação podem ser divididos em:  fatores internos e fatores externos.

Fatores internos – Relacionados ao conteúdo do site.

Fatores externos – Relacionados à popularidade do site

TÉCNICAS – FATORES INTERNOS

Usar nomes de arquivos que contenham frases-chave.

Não usar hífens baixos em nomes de arquivos, usar hífens normais (-)

Ex:

http://www.vendas.com/carro_amar.html

Utilizar palavras-chave no texto âncora dos links

http://www.vendas.com/carro-fiat-amarelo.html

Preencher todas as etiquetas alt das imagens, e title dos links.

Os cabeçalhos h1 a h6 dão o peso dos conteúdos para os motores de busca, utilize-os com sabedoria. Se possível deve ser a primeira tag do body.

Imprescindível um mapa do site visual (para o usuário), outro em XML (para os buscadores e o arquivo robots.txt).

O robô de busca do google (googlebot) não entende imagens, CSS nem Javascript. Apenas HTML!

URLs

As URLs são de fundamental importância no posicionamento.

Em páginas dinâmicas, muitas vezes os links contém URLs pelas quais se estão passando variáveis  e os motores de busca não entendem isso muito bem.

A solução é : Ao invés de usar algo do tipo : http://www.meusite.com/pagina.asp?variavel=valor

Utilizar :

http://www.meusite.com/valor/

Mudanças na  árvore do site

Ao mudar o local de um arquivo ou renomeá-lo deve-se preocupar com as referências que ele recebe.

Em sites de pagerank alto os links tem muito peso, portanto, necessitamos de um método que indique que a sua página foi renomeada ou movida

Exemplos de redirecionamento :

Redirecionamento 301 com ASP

<%
Response.Status=”301 Moved Permanently”
Response.AddHeader “Location”,”http://www.meusite.com.br/”
%>

Redirecionamento 301 com ASP .NET

<script runat=”server”>
private void Page_Load(object sender, System.EventArgs e)
{
Response.Status = “301 Moved Permanently”;
Response.AddHeader(”Location”,”http://www.meusite.com.br”);
}
</script>

Quando o servidor recebe uma requisição para uma página que foi movida, ele retorna o resultado para o lado cliente que faz uma nova requisição ao servidor, que por sua vez devolve a nova página. Dessa maneira o ranking e todo peso adquirido pela página é mantido e passado para a nova.

Devido a códigos de redirecionamento em javascript terem sido muito utilizados por spammers, eles não são bem visto pelos motores de busca  

Robots

Robots são softwares que percorrem a web automaticamente, seguindo links de site em site e indexando os conteúdos para depois serem listados nos resultados de buscadores .

Para fazer com que os buscadores ignorem certas páginas ou diretórios utiliza-se o arquivo robots.txt

O arquivo robots.txt, colocado no diretório raiz do website, é usado para dizer ao motor de busca o que não indexar na pesquisa.  Com ele você também pode criar regras específicas para cada buscador.

Atenção : Um arquivo robots.txt localizado em um subdiretório não é válido.

Exemplos de codigos do arquivo robots:

User-agent: Googlebot
Disallow: / logado/     – Exclui a indexação da pasta logado pelo google

User-agent: *
Disallow:/   – Exclui a indexação de todo o site por todos os buscadores

User-agent: *
Disallow: /diretorio/pagina.aspx   – Exclui a indexação do arquivo pagina.aspx

Também pode ser utilizado em uma meta tag

<META name=“robots” content=”noindex, nofollow “>

META TAG

Os motores de busca, lêem determinadas tags HTML na página para coletar e armazenar informações sobre o site. Estas são as Etiquetas META, ou META Tags

Meta tags importantes em SEO

Titulo  (Title tag)

Tag de maior relevância pelos buscadores, indica o titulo da página.

-Use palavras-chave no titulo da página

-Não utilize metáforas

-Use o nome da página em todas title tag (Ex: Meu site – pagina1)

Existem 2 formas de declarar o titulo da página :

<title>Titulo da pagina</title>

e

<META name=“title” content=“titulo da pagina”>

O ideal em SEO é utilizar as duas em todas as páginas.

Descrição (description tag)

Descreve o conteúdo da página nos resultados da busca

Serve de Propaganda para atrair tráfego orgânico

Disponibiliza palavras-chave para os buscadores

Atenção : As meta tags Keywords são ignoradas pelo google !

<META name=”description” content=”descrição da página”>

Não deve conter mais do que 155 caracteres

Deve ser uma frase lógica e legível

Atenção : A repetição de uma mesma palavra nessa tag pode ser entendida como search spam

 

GOSTOU ENTÃO COMPARTILHE E DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *